Marco Ulgheri nasceu em Roma em 1970, de pai italiano e mãe alemã.
Estudou telecomunicações e filosofia, mas sua paixão e começo de sua vida profissional foi a arte, que o levou a viajar em quase toda a Europa.
Especializado em técnica de pintura antiga, realizou obras em sua maioria na Itália e no Brasil, onde mudou-se em 1995. Trabalhou
Marco Ulgheri nasceu em Roma em 1970, de pai italiano e mãe alemã.
Estudou telecomunicações e filosofia, mas sua paixão e começo de sua vida profissional foi a arte, que o levou a viajar em quase toda a Europa.
Especializado em técnica de pintura antiga, realizou obras em sua maioria na Itália e no Brasil, onde mudou-se em 1995. Trabalhou para comitentes de renome, como o Primeiro Ministro italiano, banqueiros (Safra e Burmayan) e Igrejas em Roma, São Paulo, Niterói, Rio de Janeiro, Cabo Frio, além de instituições (Clube A Hebraica) e hospitais (São Paulo e Rio de Janeiro). Realizou obras públicas, como a História da medicina, na Av. Paulista em São Paulo. Também trabalhou com arte contemporânea, fotografia e arte digital, realizando diversas exposições.
Marco Ulgheri é também compositor amador, um dos maiores expertos de instrumentos de sopro, luthier, e criador do maior website especializado em clarinete do Brasil. Também trabalhou com antiquidades, especializando-se em espadas japonesas.
Em 2013, durante uma obra de restauro no Rio de Janeiro, começou a surfar, e isso mudou sua vida. Começou a criar pranchas de surfe, e em seguida, surfskates. Sua abilidade em resolver problemas mecânicos à luz das leis da física, ensejaram diversas invenções e registro de patentes em diversas àreas do conhecimento.
In 2017 fundou, junto a Thelma Shuna, a startup OVNI Surfskate, dedicando-se à marca desde então.
Thelma Shuna nasceu na cidade litorânea de Callao, no Perú, de pai peruano e mãe brasileira.
Mudou-se para o Brasil aos três anos, morando inicialmente em Brasilia, para depois fixar-se em São Paulo, cidade na qual descobriu as artes.
Iniciou seus estudos nas artes pela música, passando pelo desenho, pintura e fotografia, para chegar à exp
Thelma Shuna nasceu na cidade litorânea de Callao, no Perú, de pai peruano e mãe brasileira.
Mudou-se para o Brasil aos três anos, morando inicialmente em Brasilia, para depois fixar-se em São Paulo, cidade na qual descobriu as artes.
Iniciou seus estudos nas artes pela música, passando pelo desenho, pintura e fotografia, para chegar à expressão do corpo pela dança e teatro físico.
Entre 2004 e 2010 fundou o grupo "In-Pulso" de dança e performance, participou da Virada Cultural de São Paulo com a Cia Pia Fraus de teatro, e do projeto "Embriologia e Arte"; integrou o grupo de dança Célia Gouvêa nos projetos "Corpo Incrustado" e "Massa", e o corpo de baile em óperas no Teatro Municipal e São Pedro / SP.
Formada em História da Arte pela UNIFESP, trabalhou por anos como artista plástica em diversas obras, entre as quais a paróquia de Cristo Jovem em São Paulo e as igrejas Nossa Senhora das Dores em Niterói e Nossa Senhora da Assunção em Cabo Frio.
Em 2013, durante uma obra de restauro em uma Igreja do Rio de Janeiro, começou a surfar, e este significou o começo de seu retorno ao mar. No ano seguinte mudou-se para a cidade litorânea de Itanhaém onde, junto a Marco Ulgheri, fundou a startup OVNI Surfskate, dedicando-se a ela desde então.
O começo de tudo. STRONGBOARD foi uma marca de pranchas de surf criadas a partir de conceitos hidrodinâmicos, design e materiais inovadores. Começa a ser estudada a relação entre o surf e o skate, com foco em equipamentos híbridos.
Nasce a marca WATERSKATE, e com ela, as primeiras pranchas de surf híbridas, que se transformam em skateboards, e vice-versa.
O começo das pesquisas focadas exclusivamente sobre o surfskate. Nasce a marca SURFESKATE.
São feitos os primeiros desenhos de trucks simuladores de surf, protótipos funcionantes mas ainda não produzidos em série, precursores conceituais dos trucks OVNI.
Os primeiros surfskates da marca são lançados no mercado, com shapes que levam em conta as pesquisas feitas com a marca STRONGBOARD, diferentes de qualquer shape de surfskate tradicional.
Nasce a marca OVNI, fundada na inovação tecnológica e no design, cujo propósito é estar sempre à vanguarda.
Abrimos nossa sede em Itanhaém/SP, e sua frequentação, em maioria de surfistas, nos ajudou a ter preciosos feedbacks sobre os primeiros produtos lançados no mercado.
Mostrando desde o começo para o que veio, OVNI, neste mesmo ano, registra a primeira patente de invenção, o MAG-SYSTEM, a tecnologia da mola magnética com a qual é possível criar trucks simuladores de surf 360° sem molas ou amortecedores tradicionais.
Também neste ano é registrada a patente DPS (Double Pumping System).
Nasce no fim do ano o truck ORION, o primeiro do quiver OVNI.
Nascem neste ano os trucks SIRIUS e ANDROMEDA. Outros continuam em preparação.
Diversas séries de surfskate foram criadas e lançadas no mercado com estes trucks, como FUTURE, ECO e FLATWAVE.
Foi registrada neste ano a patente IKS (Inverted Kingpin System), para trucks de skateboard, com a qual é possível desenhar trucks inovadores em todas as áreas do skateboarding.
OVNI cria shapes inovadores, convexos e com curva de rocker, para alcançar a mais perfeita similaridade com as pranchas de surf, utilizados nos primeiros protótipos dos surfskates COSMIC e WOODS.
Também é lançada no mercado a linha TRANCE, experimentando um segmento mais lúdico do surfskating.
Neste ano OVNI cria o primeiro surfskate infantil do mundo, com configuração específica para ser manobrado por crianças a partir de 4 anos de idade!
Nascem os PADS DE ALUMÍNIO para os trucks OVNI.
Pesquisas são continuadas em diversas áreas: shapes, tecnologias, componentes e configurações. Isto permitiu alcançar um dos maiores objetivos da marca: fazer com que o surfskate deixasse de ser um mero skateboard adaptado ao surf, para se tornar um VERDADEIRO SURFSKATE.
A revolução do surfskate começou: nasceu a linha COSMIC.
OVNI também começa as pesquisas sobre o conceito de quiver de surfskate, com trucks, shapes e outros componente combinados entre si de maneira a criar diversas configurações, para diversos estilos de surf, tipos de onda e níveis de habilidade.
Nascem assim as linhas PERFORMER COLOURS e PERFORMER CUSTOM.
Testes de mercado são realizados com sucesso: são produzidos os exemplares mais significativos das linhas COSMIC e WOODS, alcançando pela primeira vez na história do skateboard um público consumidor de produtos de luxo.
Também é lançada a linha NEON, herdeira da vibe jovem e descolada da linha TRANCE.
A marca OVNI alcança visibilidade internacional vendendo seus produtos em quatro continentes, espalhando com isso o "verbo" de seu novo conceito de surfskate, ganhando admiradores e também, obviamente, haters.
O sucesso desta então startup pôde então ser medido, inclusive, pelo incômodo que provocou no mundo do surfskate, até então adormecido, onde as grandes marcas deitaram-se em seu sucesso inicial, sem efetivamente nada inovarem por mais de 20 anos.